A produção literária de J. K. Rowling fora do universo de Harry Potter

5 (100%) 1 vote

A incontestável força do universo mágico de Harry Potter por tantos e tantos anos possibilitou a construção de uma sólida carreira de sucesso pela escritora J. K. Rowling, que possui importantíssimo papel no cenário literário. O nome da autora é sempre atrelado majoritariamente a série de livros infanto-juvenil. No entanto, o currículo de Rowling é composto por outros títulos interessantíssimos. A presente postagem trará um breve resumo dos outros universos criados pela escritora através de suas magníficas histórias.

MORTE SÚBITA

Resultado de imagem para morte súbita jk rowling

pequena cidade de Pagford, pacata e desinteressante, passa a carregar uma atmosfera de choque após a inesperada morte de Barry FairBrother. O burburinho criado por seu falecimento não advém do luto, e sim da luta que se inicia para que o seu cargo no conselho do vilarejo seja ocupado. O que impede a candidatura daqueles que almejam tomar o lugar de Barry é um motivo em comum: todos resguardam, em sua vida, podres que, caso revelados, podem ameaçar a conquista do trabalho. O diferencial na história é que J. K. se preocupa mais em desenvolver a história dos personagens individualmente do que a de uma trama maior e mais central (o que funciona, pois Rowling é impecável na construção de personagens). Os podres de cada um dão a possibilidade de abordagem no decorrer do livro de temas como violência doméstica, abusos sexuais, abandono, hipocrisia e egoísmo.

O CHAMADO DO CUCO

Resultado de imagem para o chamado do cuco

O Chamado do Cuco é a concretização do sonho de J. K. de criar uma história ficcional no âmbito de mistério e investigação policial. Aqui, Rowling escreve sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A trama gira em torno da morte de uma modelo, que inicialmente é tratada como suicídio. No entanto, seu irmão, desconfiado dos elementos que rodeiam o falecimento, procura o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike, veterano de guerra e com cicatrizes físicas e psicológicas, se vê cada vez mais mergulhado num universo sombrio enquanto investiga a vida da falecida modelo. A trama ganha um tom extremamente interessante por embarcar na atmosfera londrina, com ruas estreitas e bares clandestinos.

O BICHO DA SEDA

Resultado de imagem para o bicho de seda resenha

Um pouco mais de um ano após o lançamento de O Chamado do Cuco, Cormoran Strike volta a protagonizar a história contada por J. K. Rowling. Dessa vez, o detetive se envolve na investigação do misterioso desaparecimento de Owen Quine a pedido da esposa do homem, Leonora. A princípio, o sumisso de Owen, que é escritor, é interpretado por sua esposa como apenas mais um surto de estrelismo, em que a procura incessante daqueles que o rodeiam inflaria o seu ego e posteriormente o faria voltar para casa. No entanto, as investigações de Strike mostram uma realidade diferente: Owen tinha acabado de escrever uma história repleta de fatos escandalosos e maldosos sobre todos os que conhecia, colocando inúmeras pessoas sob outra perspectiva – e com uma suspeita possibilidade de cometer um crime.

VOCAÇÃO PARA O MAL

Resultado de imagem para vocação para o mal resenha

Mais uma vez estrelado pelo detetive Cormoran Strike (protagonista de O Chamado do Cuco), a história se inicia quando é enviado para o chefe de Strike um pacote que contém a perna decepada de uma mulher. O crime faz com que quatro suspeitos sejam levantados. Num paralelo entre a investigação de Strike e da polícia, o detetive acredita que os policiais estão cada vez mais próximos de incriminar o indivíduo que menos parece ter cometido o crime. O suspense é inteligente, com uma atmosfera constante de mistério e recheado de reviravoltas, mostrando a capacidade surpreendente de Rowling de escrever histórias de investigação criminal.

As outras obras de J. K. Rowling que não são relacionadas com o universo de Harry Potter circulam indubitavelmente pelo suspense e investigação criminal. Fica de olho na MaxCon que a coluna literária trará análises aprofundadas de cada uma dessas obras!

Leave a Reply

%d bloggers like this: