Análise | Pokémon: Detetive Pikachu

Análise | Pokémon: Detetive Pikachu

13 de May de 2019 0 By Mariana N.
5 (100%) 1 vote[s]

É inegável o peso que Pokémon: Detetive Pikachu tinha nos ombros antes mesmo de seu lançamento: não é pequena a responsabilidade de fazer um filme com elementos tão icônicos e de imensa importância para gerações. Era temerosa a perspectiva de um filme que se apegasse tão plenamente aos elementos de games que esquecesse da essência de trazer uma história para as telas de cinema – o que é comumente visto na indústria cinematográfica.

O título do filme advém do jogo de videogame (lançado para o Nintendo 3DS em 2016), de onde muitos elementos da história são extraídos. O diferencial é que percebemos, desde as primeiras cenas, como todo o background nostálgico, com a inserção de pokémons clássicos que mexem com o coração dos fãs, é combinado, com sucesso, com um roteiro certeiro para o cinema.

Resultado de imagem para Pokémon: Detetive Pikachu

Os pokémons são elementos importantíssimos, memoráveis e marcantes para a trama, mas não são o fim da linha: além disso, é possível acompanhar a construção de uma aventura policial que mistura a complicada relação familiar do protagonista com muito humor (advindo predominantemente da figura ímpar, ávida por café e ainda assim fofíssima do Pikachu).

Imagem relacionada

O plot criado foi capaz de apresentar, para o alívio dos fãs mais ávidos, o desenvolvimento dos poderes e habilitades de muitos pokémons enquanto, em paralelo, acompanhamos o mistério do caso do pai do protagonista Tim (Justice Smith).

É necessário, inclusive, salientar o mérito de Smith em seu trabalho como protagonista: o ator deu vida ao personagem encenando sozinho na maioria das vezes, falando com o Pikachu imaginário feito por CGI, assim como os demais pokémons – como em uma cena inicial em que luta contra alguns monstrinhos raivosos.

Resultado de imagem para pokémon detetive pikachu justice smith

Também é memorável a dublagem do Pikachu tanto por Ryan Reynolds, na versão americana, quanto por Philippe Maia na versão brasileira. Ambos trouxeram equiíbrio nas nuances do personagem, que consegue ter a veia investigativa forte e perspicaz e os elementos clássicos do pokémon tão querido pelo público.

Resultado de imagem para Pokémon: Detetive Pikachu

As problemáticas do filme são, obviamente, resolvidas de forma simples e com alguns elementos genéricos – além de muitos personagens mal construídos, mas é preciso dar a colher de chá: num plano geral, é capaz de agradar crianças e adultos, cada um com as proporções de seu amor pela franquia.

Com easter eggs empolgantes, a música tema de emocionante e um desfecho que não deixa de ser surpreendente, mesmo que não tenha atingido o ápice das adaptações cinematográficas, Pokémon: Detetive Pikachu entrega um material apaixonado, nostálgico e que faz jus ao amor que os fãs possuem por essa franquia tão icônica.