Go panda! | HQ autoral Pernambucana na reta final de campanha no Catarse

5 (100%) 2 votes

Rafael Anderson, ilustrador e quadrinista de Pernambuco lança em maio deste ano a webcomic Go panda! De forma irreverente acompanha a saga de um personagem que, ao acordar em um beco com uma máscara de panda e uma bomba-relógio presa ao braço se vê obrigado a seguir as pistas de quem o pusera naquela situação. Sua única pista: Um endereço escrito num bilhete.

Na versão da webcomic, a proposta tinha um ponto de interação com os leitores interessante:

A história foi uma experiência narrativa em quadrinhos que produzi de Maio à Agosto deste ano, para explorar as possibilidades da nona arte na internet. Através de uma votação semanal, os leitores escolhiam que rumo tomaria a hq e eu continuava a história de acordo com a opção mais votada.” Conta o autor, que continua:

“Além da vontade de poder desenhar cenas de “porradaria”, violência, sangue, muito humor negro e “tosquices” . Uma forma de homenagear tudo aquilo que eu go

sto. O leitor verá referências desde games Beat up da década de 90 até hqs, tokusatsus, séries e filmes B. A ideia por trás da Go Panda, era voltar a criar histórias sem compromisso e que fossem apenas divertidas. 

Assim como os quadrinhos, games e filmes que eu cresci tendo ao redor. Tem muito do Lobo (DC), Juiz Dredd, Ranxerox, Violence Jack, Hokuto no Ken, Final Fight, Street of Rage, Stallone Cobra, Comando para Matar, Bradock… tudo isso misturado com Curtindo a vida adoidado e Curso de férias. A Go panda não é para ser levada à sério, é para fazer sorrir. Ter tido esse pequeno retorno do público foi uma satisfação grande.”

Rafael conta um pouco do seu processo dentro da proposta:

“Como a hq era interativa e dependia do resultado das votações dos leitores, o meu processo de criação era um pouco caótico e fui testando durante a publicação diversas técnicas para ver qual agilizaria o processo.

Para roteirizar eu fiz uma espécie de método Marvel, eu tinha a sinopse em mente, mas não sabia o que ia acontecer (nem tinha imaginado o final) e segui o fluxo de ideias que iam vindo de acordo com a opinião dos leitores. O processo foi totalmente fluído e natural.”

O resultado disso você pode acompanhar de forma física colaborando com o projeto que está em reta final no Catarse, colebore acessando o link.

Além da opção de receber o quadrinhos em mãos, existem outras opções interessantes de recompensa:

“Como recompensa procurei fazer coisas que tivessem a cara do personagem e fossem legais. Então fiz Marcadores de páginas, imãs de geladeira, adesivos eporta-copos com frases que tivessem a ver com a personalidade “sem paciência” do personagem. Além de um Print A4 de com uma hq de uma página do personagem,  carteira e card de um clube exclusivo para os leitores que inclui uma caricatura versão ‘porrador’ do associado. E cerveja, afinal, leitores de quadrinhos também gostam de beber.”

Contando com o dia de publicação dessa matéria, Go panda! tem apenas 6 dias restantes para ser financiado. Vamos apoiar esse projeto massa e ganhar bons presentes pro fim de ano galera!
Boa leitura e GO!

Leave a Reply

%d bloggers like this: