Breves histórias – Oficina de quadrinhos com Roger Vieira

5 (100%) 2 votes

Oficina cujo público alvo são ilustradores, quadrinistas, designers e pessoas com noções básicas de desenho, chega no Recife, no Bairro de Casa Forte e pretende explorar as possibilidades narrativas na nona arte.

 

“Há algum tempo venho fazendo breves histórias, que são na verdade, histórias curtas com duas, três páginas com intenção de exercitar a linguagem do quadrinho.”

 

Essa é a premissa de como surgiu a ideia inicial para a oficina que tem realização neste sábado (13/01), no espaço Usina de imagens. Roger, é cartunista/quadrinista e atualmente trabalha no Jornal Folha de Pernambuco, ele conta que teve de uns meses pra cá, espaço no jornal, aos fins de semana, para fazer algo parecido com os exercícios que ele relata no início da matéria.

 

Roger conta que para essa oficina ele irá respeitar aquilo que já foi estudado de processo de quadrinhos, porém não pretende seguir a linha de convenções didáticas já estabelecidas e conhecidas em livros que abordam o assunto, ele se vê mais como um facilitador, apresentando o processo a partir do caminho que ele mesmo encontrou inicialmente, e seguir desbravando novas soluções narrativas com quem embarcar na oficina.

 

“Além dessa parte mais técnicas, a idéia é também discutir possibilidade de temas, não ficar achando que essas regras que já temos estabelecidas pra criar quadrinhos são obrigatórias…

…Falar um pouco de que você também pode criar uma história sobre qualquer tema, que ela não tem que obrigatoriamente tem que ter uma piada ou crítica social no final, como é muito comum pras tirinhas mais populares no Brasil. Abrir realmente o leque para as possibilidades que a linguagem tem.

Apresentar artistas distintos, diferentes entre si, sair do convencional. Mostrar que existe muita coisa por aí. Artistas Brasileiros inclusive.”  

[ATUALIZADO]

Evento no facebook.

Serviço:

Módulo 1

17 de fevereiro das 9 às 12h (sábado)

18 de fevereiro das 9 às 12h (domingo)

Módulo 2

24 de fevereiro das 9 às 12h (sábado)

25 de fevereiro das 9 às 12h (domingo)

Carga horária:

6 horas por módulo (total de 12 horas)

 

Números de alunos:

Máximo de 10 participantes,

com noções básicas de desenho.

 

Materiais necessários:

Lápis e borracha

Papel/formato A4 ou A3 (gramatura acima de 90gm)

Pincel, nanquim, canetas nanquim.

Valor:

R$ 120,00 por módulo

ONDE

Rua Jader de Andrade, 160

Casa Forte – Recife/PE

Na rua do Ubaias Center

 

Inscrições abertas:

Pelo email – rogerilustras@gmail.com

Pelo celular/whatsapp – (81) 98776.8364

Você encontra Roger em:

http://rogervieiraa.tumblr.com/

https://www.instagram.com/roger_vieiraa/

http://rogervieira.iluria.com/

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: