Análise | Homem de Ferro

5 (100%) 2 votes

A indústria do cinema de heróis nunca esteve tão em alta nos últimos anos, e para felicidade de nerds, geeks e fãs de plantão, a tendência é só aumentar. A Marvel, dona de metade dos grandes heróis de nossa infância tem uma participação especial nessa indústria, que teve seu inicio com Jon Favreau (Zathura: Uma Aventura Espacial) na direção e Robert Downey Jr. com o papel principal de um herói não muito conhecido pela maioria na época (com exceção de leitores de quadrinhos), mas que caiu no gosto das pessoas, parte disso deve-se a atuação do talentoso Robert que não era lá o favorito da Casa das Idéias para dar vida a Tony Stark, por conta de inúmeros problemas com drogas e envolvido em muitas outras polêmicas. Imagine você, leitor, que o ator cotado para interpretar o nosso querido Tony Stark era ninguém menos que Tom Cruise! Mas isso anos atrás, de 2001 a 2004, quando a Marvel ainda não detinha os direitos sobre o filme. Não que alguém aqui duvide da capacidade do ator, eu mesmo sou um grande fã da franquia Missão Impossível. Mas missão impossível mesmo é imaginar alguém que não seja Downey Jr. como Tony Stark nos dias de hoje. Anos antes, outros estúdios cinematográficos até tentaram, mas por varias divergências, o filme não saiu do papel.

Precisamente em 2005, a Marvel resolveu começar a desenvolver seus filmes independentes e já com os direitos do personagem para si, escalou como diretor Favreau, que por sua vez, brigou bastante para ter Robert no papel principal. Segundo Favreau, Robert era a pessoa certa para fazer o personagem por conta de sua história, seus problemas pessoais, e obvio seu talento e carisma. Qualquer um que conheça a história de Tony Stark diria que Robert se familiariza bastante com o personagem. E depois que muitos falharam, a Marvel obteve exito, claro, com muito trabalho antes desse projeto se concretiza. As filmagens duraram quatro meses, os atores tiveram liberdade para improvisar durante seus diálogos, logo, boa parte do que você ouve durante as falas de Tony Stark com outros personagens, é puro talento de Downey Jr. e de seus colegas.

Em abril de 2008 estreou nos cinemas Homem de Ferro, um filme baseado na história de Tony Stark e como ele se tornou o Homem de Ferro. O filme teve sua origem mudada em relação ao quadrinho. No longa, Tony é um industrial bilionário e um brilhante inventor que sofre um atentado, é sequestrado por terroristas e obrigado a construir uma de suas armas. Mas ao invés disso ele cria uma armadura para fugir de seu cativeiro e mais tarde, uma versão atualizada para combater o crime. O filme tem duas horas de duração, muitos easter eggs escondidos sobre suas respectivas continuações e de outro longa (que terá sua análise logo mais). O filme é simplesmente incrível. Eu fui um dos privilegiados que teve a honra de ver a estreia dessa adaptção no cinema e não imagine o quão legal ele seria. Talvez o trauma de algumas adaptações que não funcionaram muito bem, coisa que aqui não acontece. A ação do filme é muito realista, Os efeitos especiais, os diálogos, o alívio cômico do filme, tudo puxa bastante para a realidade, para o cotidiano em que vivemos, algo bem real mesmo. Isso graças a um roteiro perfeito de não só um, nem dois, mas cinco roteiristas! Tudo isso para que o filme fosse perfeito. E funcionou muito bem pois a crítica sobre esse filme é muito positiva, Downey foi particularmente muito elogiado e o filme chegou a ser nomeado para dois Oscar: Melhor edição de som e melhores efeitos visuais. Ver Tony em sua oficina criando a armadura, fazendo testes de voou, ver o quanto ele é sarcástico, não só o personagem de Downey mas toda a obra em si, não há adjetivo que descreva esse filme.

 

Com um elenco de peso, o filme tem atores bem conhecidos pelo público, como o premiado Jeff Bridges, a atriz Gwyneth Paltrow, Terrence Howard e os já citados Robert Downey Jr. e Jon Favreau. Homem de Ferro é um ótimo filme, é a base do universo cinematográfico da Marvel no cinema e foi onde tudo começou. Você com certeza já assistiu Homem de ferro, não? O que achou do filme? Nos diga nos comentários o que você achou do filme, da nossa análise e quais easter eggs você achou no filme.

 

Nota: 

Leave a Reply

%d bloggers like this: