Análise | Feud: Bette and Joan

5 (100%) 2 votes

Assim como American Crime Story e American Horror Story, Feud é uma antologia criada para a TV por Ryan Murphy, dessa vez tratando de rivalidades entre personalidades famosas. Na temporada de estreia, Feud mostra a conturbada passagem na carreira das atrizes Bette Davis e Joan Crawford que começa com os conflitos que ocorreram durante as filmagens do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane?.

Feud: Bette and Joan é o trabalho mais próximo de The People v. O. J. Simpson, a obra-prima do Ryan Murphy, e o maior mérito é do próprio Murphy, que, além de produzir essa série incrível, ainda assume a direção de três episódios-chave, entre eles And The Winner Is…, que mostra a cerimônia do Oscar de 1963, quando Bette Davis é indicada a Melhor Atriz e Joan Crawford faz o impossível para receber esse prêmio no lugar da companheira de cena. A cena da entrega dos prêmios é o maior destaque do episódio, com um plano sequência conduzido magistralmente. É a melhor direção da temporada de séries, ainda que Jean Marc-Valée faça um excelente trabalho no season finale de Big Little Lies.

Não houve modéstia na escalação das atrizes para representar Bette Davis e Joan Crawford. As vencedoras do Oscar, Jessica Lange, que já trabalhou com Murphy durante quatro anos em American Horror Story, e Susan Sarandon dão um show em cena. Uma química invejável fez das cenas de Feud verdadeiras obras de arte. A rivalidade entre as atrizes poderia ter facilmente soado fútil, mas Sarandon e Lange trouxeram isso para outro nível. Não saberia escolher uma favorita aqui. Alfred Molina também acrescenta muito em cena, não decepcionando quando divide espaço com as protagonistas e se destacando muito bem em seus próprio plot.

O maior erro de Feud: Bette and Joan foi ter estreado na mesma temporada de Big Little Lies. A série da HBO acabou levando todos os prêmios que Feud levaria em qualquer outro ano. A próxima temporada está prevista ainda para 2018 e abordará o divórcio do Príncipe Charles e da Princesa Diana. No Brasil, a série está disponível na Fox Play para assinantes Fox Premium.

One thought on “Análise | Feud: Bette and Joan

  • 6 de April de 2018 at 00:19
    Permalink

    Assisti O que tará acontecido a Baby Jane e afirmo que é um dos filmes mais assustadores que já vi. Muito bom e as duas estão monstruosamente ótimas.

    Reply

Leave a Reply

%d bloggers like this: