3º SIHGPE Abre inscrições para artistas gráficos

Rate this post

Na década de 90, acontecia na majestosa Torre Malakoff na Praça do Arsenal, Bairro do Recife o evento mais importante e imponente do segmento da arte gráfica: O Festival Internacional de humor e quadrinhos de Pernambuco. Evento criado mais precisamente em 1999, pelo cartunista Lailson de Holanda, com base em um evento anterior, o Salão Nacional de humor de Pernambuco (1983), também criado por ele (Fonte: Wikipedia).

O FIHQ-PE como era conhecido, aconteceu até 2008, e trouxe nomes importantes e mundialmente famosos da arte gráfica, tais como o icônico Will Eisner em seus últimos anos de vida (infelizmente), também nomes nacionais como Laerte, Sidney Gusman (que virá pra Bienal Geek), os ainda não conhecidos internacionalmente gêmeos Bá e Moon entre outros, sempre com exposições, feira de quadrinhos antigos, debates e palestras interessantes. Cada edição do evento tinha uma temática principal contando com a participação de artistas gráficos nas categorias cartum, caricatura e quadrinhos (tirinha ou página), com prêmios em dinheiro para os vencedores de cada categoria. Pois bem: Eis que este ano acontece algo que a mim, que visitei na adolescência e me inspirou a seguir na profissão, faz lembrar e muito o evento descrito até então nessa matéria.

Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco: Não tem como não relacionar e arriscar dizer que esse evento está especialmente grandioso este ano, organizado pelo também cartunista Samuca Andrade, o SIHGPE trás uma equipe formada por nomes importantíssimos e muito respeitados da área, o que já trás um enorme prestígio para o evento.

Essa edição de número 3, sediada na Caixa Cultural (Bairro do Recife) sempre relacionando humor e crítica social, trás como tema O mundo literário, e convoca os artistas gráficos de todo o mundo a fazer sua inscrição, segue a descrição tirada da página oficial do facebook:

 “Atenção artistas gráficos! Preparem seus trabalhos para o III SIHG – Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco. Domingo (13/5) as inscrições já estarão abertas no www.sihg.org. Vai lá no site e dá uma olhada no regulamento: são R$ 28 mil em prêmios!

O tema desta edição será O Mundo Literário. Na categoria Caricaturas, o foco será Escritores; em Cartum, o tema será Literatura; em Quadrinhos/Tiras, serão Adaptações de domínio público.

Aceitaremos trabalhos até 12 de agosto de 2018. Os grandes vencedores serão anunciados na nossa abertura, na Caixa Cultural, em 30 de outubro, quando também será lançado nosso catálogo. As 120 obras selecionadas serão expostas até 9 de dezembro deste ano.

Contamos com vocês!”

Para mais informações, além do site citado acima, siga-os nas demais redes sociais:

FacebookInstagram .

SIHGPE tem o patrocínio da Caixa e do Governo Federal.

30 de outubro de 2018, com exposição até 9 de Dezembro.

Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505

Bairro do Recife – Recife – PE

Ir em eventos assim, é tão prazeroso quanto comparecer em comic con´s, por ser outra experiência, a relação é diferente, artística, reflexiva e instigante, agora é aguardar dia 30 de outubro chegar!

🙂

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: